Entrar
Perfil do Usuário
Mensagens: 0
Alterar
Informações
Preferências
Assinatura
Avatar
Ver
Amigos e ignorados
Tópicos supervisionados
Rascunhos
Tópicos favoritos
Tópicos & Mensagens
Mensagens Privadas
Meus tópicos
Tópicos que participo
Minhas mensagens
Novas mensagens
(Qua Dez 31, 1969)
Informações
Preferências
Assinatura
Avatar
Ver
Amigos e ignorados
Tópicos supervisionados
Rascunhos
Tópicos favoritos
Tópicos & Mensagens
Mensagens Privadas
Meus tópicos
Tópicos que participo
Minhas mensagens
Novas mensagens
(Qua Dez 31, 1969)
Selects Language
[Tutorial]Iniciantes
5 participantes
Página 1 de 1
[Tutorial]Iniciantes
Tutorial passo-a-passo de LUNAR MAGIC para iniciantes:
Abrindo
Para abrir, clique em:
File-->Open ROM--> Ache sua ROM
O Começo
Você começa na fase Yoshi's Island 1, cujo level-number é 105. Level-Number é o número correspondente da fase. Para mudar o Level-Number vá em:
File-->Open Level Number--> Digite um número entre 00 e 1FF.
Ou aperte Ctrl+D.
Para ir para o próximo Leve-Number, aperte Page UP.
Para ir para o anterior aperte Page DOWN.
(Cuidado, não se esqueça de salvar as alterações antes).
Para fazer animar, aperte 6.
O Menu
Se estiver usando a versão mais recente, verá um menu ilustrado no topo das fases. Eles são atalhos. Vamos estuda-los:
Em ordem, da esquerda para a direita fica:
1. ABRIR.
É um atalho de File-->Open ROM
2.ABRIR ROM RECENTE.
Está com as últimas ROMS visitadas.
3.ABRIR LEVEL-NUMBER.
Atalho de File-->Open Level Number.
4.SALVAR
Salva a fase para a ROM do jogo.
__________________________________________________________
5. EDITAR LAYER 1
Editar objetos da camada 1.
6. EDITAR LAYER 2
Editar objetos da camada 2.
7. EDITAR SPRITES.
Editar os Sprites.
__________________________________________________________
8. EDITOR DE OBJETOS
Abre GUI de objetos.
9. EDITOR DE SPRITES
Abre GUI de sprites.
__________________________________________________________
10. EDITOR DE Tiles 8x8
Editar imagens de 8x8 pixels.
11. MAP 16
Coloca objetos com novos gráficos.
12. EDITOR DE BACKGROUND
Edita o Background.
13. OVERWORLD EDITOR
Edita o Overworld.
__________________________________________________________
14, 15,16 e 17. EDITORES DE GRÁFICO
Importam/Exportam gráficos.
__________________________________________________________
18. EDITOR DE CORES
Editar cores
__________________________________________________________
19. ANIMAÇÃO
Faz ficar animado
__________________________________________________________
20, 21, 22, 23 e 24. EDITORES DE ENTRADA/SAÍDA
Editam a entrada na fase e saída para outras.
__________________________________________________________
25, 26, 27 e 28. EDITORES AVANÇADOS
Editam propriedades das fases.
__________________________________________________________
29, 30, 31. EDITORES DE GRÁFICO/SOM/ANIMAÇÃO
Editores de gráficos, músicas e animações.
__________________________________________________________
32 33 e 34. EDITORES DE GRÁFICOS (AVANÇADO)
Como os editores de gráficos, mas mais avançados.
__________________________________________________________
Propriedades dos Menus
A Camada 1 (Layer 1) é onde vão os objetos que ficarão estáticos. Você deve ter ficado confuso, mas não é tão complicado. Os objetos da Layer 1 serão o chão (Ledge), o Marcador de Final de Fase, os blocos “?”, os canos, portas, subidas, descidas etc.
A Camada 2 (Layer 2) é como na Camada 1, mas aqui colocarão os objetos que não são estáticos. Por exemplo, a fase “#6 Wendy’s Castle”, cujo Level-Number é “1A”. Nem todas as fases possuem Layer 2 como objeto. OBS,: Em fases com Layer 2 não se põe Layer 3 nem Background.
A Camada Sprites (Sprite Layer) é onde se colocam os sprites. Alguns sprites possuem fases específicas, portanto, ficarão estranhos. Quando eles ficam assim dizemos que são “garbage” ou que estão “glitched”.
_____________________________________________________________
Esta é a GUI de Objetos (Objects Editor). Alguns objetos são só em fases específicas, portanto também serão Garbage. Para por objetos da GUI, o Editor da Layer 1 ou Layer 2 deve estar ativado.
Esta é a GUI de Sprites (Sprites Editor). Aqui se colocam sprites comuns, específicos e Comados/Geradores. A Sprite Layer prescisa estar ativada para por sprites.
_____________________________________________________________
Este é o Add/Modify Screen-Exits. Ele serve para adicionarmos, modificarmos ou deletarmos saídas. Por Exemplo: Aperte F1 para ver as Screen-Exists. Se temos uma porna na Screen 03, colocaremos que na Screen 03 leva para a fase [Level-Number da fase]. Se ativar a opção "Use the Above Value as a Secondary Exit Number", você irá entrar na fase escolhida mas não pela entrada principal, e sim pela entrada secundária.
Muda a posição de Mario na Entrada e na entrada pelo marcador de fase. Lembrando que X é na horixontal e Y na vertical. Cuidado para não por Mario atravéz de algum objeto ou ele morrerá. As duas entradas (a normal e pelo marcador de fase) são proporcionais.
Este serve para adicionar entradas Secundárias. Entradas secundárias são muito úteis, pois senão a fase teria apenas uma entrada e uma entrada pelo marcador de fase. Com isso ela pode ter 3 entradas. Uma normal, outra pelo marcador de fase e outra que veio de outra fase.
_____________________________________________________________
Primeiros passos
Vamos fazer uma fase de exemplo.
Obs.: Cada objeto ou Sprite tem um número que fica marcado à esquerda dele. Por exemplo:
As moedas são o primeiro e único objeto 5 ou 05. Alguns objetos tem o mesmo número, como canos, chão, etc, então eles serão numerados assim por exemplo:
O Objeto 13 possui muitos objetos. Então se queremos usar o 2º objeto número 13, colocaremos "o 2º objeto 13".
1. Aperte Ctrl+Del para apagar tudo na fase.
2. Agora se certifique de que a Layer 1 está ativada.
3. Abra a GUI de objetos.
4. Escolha o objeto com o número 21.
5. Coloque-o no começo da fase dando um clique com o botão direito do mouse. Coloque para que Mario fique em cima.
6. Aperte F1 para ver as Screen-Exit.
7. Aperte Shift+Direita para ficar do tamanho de 2 Screen-Exits. Veja o Exemplo:
8. Localize o 6º objeto com número 13 e coloque no final, arrumando a borda. Você irá precisar apertar uma vez Shift+Baixo para ficar do tamanho certo.
9. Localize o 4º objeto 13 e coloque ficando 2 espaços vazios entre eles.
10. Clique normalmente no chão que já fizemos e depois dê um clique direito em qualquer lugar. Isso irá copiá-lo.
11. Coloque-o ao lado do 4º objeto 13.
12. Aperte Shift+Direita para diminuir, ficando assim:
13. Pegue o 12º objeto 13 e coloque sobre o chão feito e ao lado do 4º objeto 13.
14. Pegue o 4º objeto 12 e coloque ao lado da “escada” feita.
15. Pegue o 6º objeto 13 e coloque no final.
16. Pegue o 8º objeto 13 e coloque sobre o chão um bloco antes do fim. Veja:
http://img137.imageshack.us/my.php?image=lunar3zr7.gif
17. Pegue o objeto 14 e coloque ao lado do 8º objeto 13, aperte Shift+Esquerda para caber.
18. Escolha o 2º objeto 0F.
19. Coloque sobre o chão que fizemos. Assim:
http://img221.imageshack.us/my.php?image=lunar4he6.gif
20. No menu, clique em Add/Modify Screens Exits
21. Faça com que fique assim:
.
22. Salve e abra a fase 1CB.
23. Abra o menu “Add/Modify Screen Exits”
24. Deixe assim:
.
25. Salve.
Esse foi um tutorial básico. Não coloquei Sprites porque era apenas para mostrar como fazer uma pequena fase. Qualquer dúvida quanto a esse tutorial poste aqui!
Tutorial: MarlonBSB
Abrindo
Para abrir, clique em:
File-->Open ROM--> Ache sua ROM
O Começo
Você começa na fase Yoshi's Island 1, cujo level-number é 105. Level-Number é o número correspondente da fase. Para mudar o Level-Number vá em:
File-->Open Level Number--> Digite um número entre 00 e 1FF.
Ou aperte Ctrl+D.
Para ir para o próximo Leve-Number, aperte Page UP.
Para ir para o anterior aperte Page DOWN.
(Cuidado, não se esqueça de salvar as alterações antes).
Para fazer animar, aperte 6.
O Menu
Se estiver usando a versão mais recente, verá um menu ilustrado no topo das fases. Eles são atalhos. Vamos estuda-los:
Em ordem, da esquerda para a direita fica:
1. ABRIR.
É um atalho de File-->Open ROM
2.ABRIR ROM RECENTE.
Está com as últimas ROMS visitadas.
3.ABRIR LEVEL-NUMBER.
Atalho de File-->Open Level Number.
4.SALVAR
Salva a fase para a ROM do jogo.
__________________________________________________________
5. EDITAR LAYER 1
Editar objetos da camada 1.
6. EDITAR LAYER 2
Editar objetos da camada 2.
7. EDITAR SPRITES.
Editar os Sprites.
__________________________________________________________
8. EDITOR DE OBJETOS
Abre GUI de objetos.
9. EDITOR DE SPRITES
Abre GUI de sprites.
__________________________________________________________
10. EDITOR DE Tiles 8x8
Editar imagens de 8x8 pixels.
11. MAP 16
Coloca objetos com novos gráficos.
12. EDITOR DE BACKGROUND
Edita o Background.
13. OVERWORLD EDITOR
Edita o Overworld.
__________________________________________________________
14, 15,16 e 17. EDITORES DE GRÁFICO
Importam/Exportam gráficos.
__________________________________________________________
18. EDITOR DE CORES
Editar cores
__________________________________________________________
19. ANIMAÇÃO
Faz ficar animado
__________________________________________________________
20, 21, 22, 23 e 24. EDITORES DE ENTRADA/SAÍDA
Editam a entrada na fase e saída para outras.
__________________________________________________________
25, 26, 27 e 28. EDITORES AVANÇADOS
Editam propriedades das fases.
__________________________________________________________
29, 30, 31. EDITORES DE GRÁFICO/SOM/ANIMAÇÃO
Editores de gráficos, músicas e animações.
__________________________________________________________
32 33 e 34. EDITORES DE GRÁFICOS (AVANÇADO)
Como os editores de gráficos, mas mais avançados.
__________________________________________________________
Propriedades dos Menus
A Camada 1 (Layer 1) é onde vão os objetos que ficarão estáticos. Você deve ter ficado confuso, mas não é tão complicado. Os objetos da Layer 1 serão o chão (Ledge), o Marcador de Final de Fase, os blocos “?”, os canos, portas, subidas, descidas etc.
A Camada 2 (Layer 2) é como na Camada 1, mas aqui colocarão os objetos que não são estáticos. Por exemplo, a fase “#6 Wendy’s Castle”, cujo Level-Number é “1A”. Nem todas as fases possuem Layer 2 como objeto. OBS,: Em fases com Layer 2 não se põe Layer 3 nem Background.
A Camada Sprites (Sprite Layer) é onde se colocam os sprites. Alguns sprites possuem fases específicas, portanto, ficarão estranhos. Quando eles ficam assim dizemos que são “garbage” ou que estão “glitched”.
_____________________________________________________________
Esta é a GUI de Objetos (Objects Editor). Alguns objetos são só em fases específicas, portanto também serão Garbage. Para por objetos da GUI, o Editor da Layer 1 ou Layer 2 deve estar ativado.
Esta é a GUI de Sprites (Sprites Editor). Aqui se colocam sprites comuns, específicos e Comados/Geradores. A Sprite Layer prescisa estar ativada para por sprites.
_____________________________________________________________
Este é o Add/Modify Screen-Exits. Ele serve para adicionarmos, modificarmos ou deletarmos saídas. Por Exemplo: Aperte F1 para ver as Screen-Exists. Se temos uma porna na Screen 03, colocaremos que na Screen 03 leva para a fase [Level-Number da fase]. Se ativar a opção "Use the Above Value as a Secondary Exit Number", você irá entrar na fase escolhida mas não pela entrada principal, e sim pela entrada secundária.
Muda a posição de Mario na Entrada e na entrada pelo marcador de fase. Lembrando que X é na horixontal e Y na vertical. Cuidado para não por Mario atravéz de algum objeto ou ele morrerá. As duas entradas (a normal e pelo marcador de fase) são proporcionais.
Este serve para adicionar entradas Secundárias. Entradas secundárias são muito úteis, pois senão a fase teria apenas uma entrada e uma entrada pelo marcador de fase. Com isso ela pode ter 3 entradas. Uma normal, outra pelo marcador de fase e outra que veio de outra fase.
_____________________________________________________________
Primeiros passos
Vamos fazer uma fase de exemplo.
Obs.: Cada objeto ou Sprite tem um número que fica marcado à esquerda dele. Por exemplo:
As moedas são o primeiro e único objeto 5 ou 05. Alguns objetos tem o mesmo número, como canos, chão, etc, então eles serão numerados assim por exemplo:
O Objeto 13 possui muitos objetos. Então se queremos usar o 2º objeto número 13, colocaremos "o 2º objeto 13".
1. Aperte Ctrl+Del para apagar tudo na fase.
2. Agora se certifique de que a Layer 1 está ativada.
3. Abra a GUI de objetos.
4. Escolha o objeto com o número 21.
5. Coloque-o no começo da fase dando um clique com o botão direito do mouse. Coloque para que Mario fique em cima.
6. Aperte F1 para ver as Screen-Exit.
7. Aperte Shift+Direita para ficar do tamanho de 2 Screen-Exits. Veja o Exemplo:
8. Localize o 6º objeto com número 13 e coloque no final, arrumando a borda. Você irá precisar apertar uma vez Shift+Baixo para ficar do tamanho certo.
9. Localize o 4º objeto 13 e coloque ficando 2 espaços vazios entre eles.
10. Clique normalmente no chão que já fizemos e depois dê um clique direito em qualquer lugar. Isso irá copiá-lo.
11. Coloque-o ao lado do 4º objeto 13.
12. Aperte Shift+Direita para diminuir, ficando assim:
13. Pegue o 12º objeto 13 e coloque sobre o chão feito e ao lado do 4º objeto 13.
14. Pegue o 4º objeto 12 e coloque ao lado da “escada” feita.
15. Pegue o 6º objeto 13 e coloque no final.
16. Pegue o 8º objeto 13 e coloque sobre o chão um bloco antes do fim. Veja:
http://img137.imageshack.us/my.php?image=lunar3zr7.gif
17. Pegue o objeto 14 e coloque ao lado do 8º objeto 13, aperte Shift+Esquerda para caber.
18. Escolha o 2º objeto 0F.
19. Coloque sobre o chão que fizemos. Assim:
http://img221.imageshack.us/my.php?image=lunar4he6.gif
20. No menu, clique em Add/Modify Screens Exits
21. Faça com que fique assim:
.
22. Salve e abra a fase 1CB.
23. Abra o menu “Add/Modify Screen Exits”
24. Deixe assim:
.
25. Salve.
Esse foi um tutorial básico. Não coloquei Sprites porque era apenas para mostrar como fazer uma pequena fase. Qualquer dúvida quanto a esse tutorial poste aqui!
Tutorial: MarlonBSB
Última edição por Peazinn.Hokage-Sama em Qua Jul 29, 2009 6:17 pm, editado 1 vez(es)
Re: [Tutorial]Iniciantes
Hum, parece ser bem legal esse lunar magic, ei, tipo, ele é só pra jogos de Mário, né? Mas... é so super mario world, ou pode ser outros?
Re: [Tutorial]Iniciantes
Verdade Tambem Estou Com Duvida Nisso
Mais Até Que Curti o Programinha Vou Criar Um Mario Que Nem Do Panico Na Tv kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Zuera
+é Uma Boa Idéira
Mais Até Que Curti o Programinha Vou Criar Um Mario Que Nem Do Panico Na Tv kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Zuera
+é Uma Boa Idéira
Z-Kun- Presente
- Maker :
Número de Mensagens : 138
Idade : 27
Localização : Sp
Barra de Respeito das Regras :
País de Origem :
Data de inscrição : 09/08/2008
Re: [Tutorial]Iniciantes
~ se pode editar as imagens e transformar o super world do que quiser ;D
Ex: O game do Migeru é da Toaddete
Img's:
Ex: O game do Migeru é da Toaddete
Img's:
Re: [Tutorial]Iniciantes
Ushushsushsushsuh
Mario Do Panico Vai Ter Que Esperar Mais Um Pouquinho Rsrs
+ Vlw A Dica Axo Que a P.a é o Primeiro Forum De Naruto Que Tem Esse Sistema De Jogo.
Mto Bom
Mario Do Panico Vai Ter Que Esperar Mais Um Pouquinho Rsrs
+ Vlw A Dica Axo Que a P.a é o Primeiro Forum De Naruto Que Tem Esse Sistema De Jogo.
Mto Bom
Z-Kun- Presente
- Maker :
Número de Mensagens : 138
Idade : 27
Localização : Sp
Barra de Respeito das Regras :
País de Origem :
Data de inscrição : 09/08/2008
Re: [Tutorial]Iniciantes
meu fórum não ée de só de NARUTO ~ele só tem seu tema das imagens em naruto ~mais somos um fórum aberto a tudo ^^
Re: [Tutorial]Iniciantes
aê galera, eu vou começar a fazer tutoriais pra colocar aqui no forum, quem tiver interessado pode ir na comunidade da Lunar Magic Brasil no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=35301382
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=35301382
Miguel- Lunar - Mod
- Maker :
Número de Mensagens : 19
Idade : 30
Localização : Distrito Federal
País de Origem :
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: [Tutorial]Iniciantes
mande screen para nosso moderador Miguel - ele explicará melhor do que eu.
Perfil - https://paprojects.forumeiros.com/profile.forum?mode=viewprofile&u=10
Perfil - https://paprojects.forumeiros.com/profile.forum?mode=viewprofile&u=10
Re: [Tutorial]Iniciantes
Que segunda tela?
O plano de fundo, pra vc editar o plano de fundo vc clica aki
Se vc quiser colocar um plano de fundo diferente adicione os ExGFX (que são gráficos extras)
Espero ter ajudado ;D
O plano de fundo, pra vc editar o plano de fundo vc clica aki
Se vc quiser colocar um plano de fundo diferente adicione os ExGFX (que são gráficos extras)
Espero ter ajudado ;D
Miguel- Lunar - Mod
- Maker :
Número de Mensagens : 19
Idade : 30
Localização : Distrito Federal
País de Origem :
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: [Tutorial]Iniciantes
Nada disso miguel... eu falo a segunda tela?? aquela que você pega pela primeira vez o Yoshi tipo editar outras fases.. se é que me entende.. xD.. pois não sei detalhar muito bem!
Re: [Tutorial]Iniciantes
Ahh entendi sim
Vc vai clicar aki e colocar
o número do level desejado, no caso, vc quer editar a fase Yoshi's Island 2 entaum vc coloca 106
que eh o número do level, nunca use o level 24, eh cheio de bugs ^^
Vc vai clicar aki e colocar
o número do level desejado, no caso, vc quer editar a fase Yoshi's Island 2 entaum vc coloca 106
que eh o número do level, nunca use o level 24, eh cheio de bugs ^^
Miguel- Lunar - Mod
- Maker :
Número de Mensagens : 19
Idade : 30
Localização : Distrito Federal
País de Origem :
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: [Tutorial]Iniciantes
Cara... valeu deu certo sim.. xD.. quase que eu desinstalo o programa achando que só podia editar uma tela xD.. vlw mesmo Flws
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|